Simuladores de IRS 2016

Embora o prazo de entrega das declarações de IRS já tenha sido ultrapassado este ano, é importante começar a precaver-se para a entrega do próximo ano, começando já a guardar alguns simuladores de IRS 2016.

Salientamos desde já, que todos os anos os respetivos simuladores de IRS são atualizados de acordo com as normas associadas aos mesmos e indicadas pela Segurança Social e Governo.

Todos os simuladores são bastantes simples e intuitivos de utilizar, permitindo que mesmo nesta fase em que nos encontramos possa verificar em que ponto está a sua situação de IRS (para ver se até agora as despesas que tem são suficientes para não ter de pagar IRS no próximo ano).

Recordamos ainda que os mesmos estão atualmente formatados para os rendimentos que fora auferidos em 2016 e apresentados no IRS deste ano, assim sendo, poderá eventualmente haver alterações dos mesmos no decorrer do próximo ano, mas as bases são as mesmas.

Principais Simuladores de IRS

Embora hajam diversas entidades que disponibilizam anual esta tipologia de simuladores, iremos apresentar-lhe os 2 sites onde os mesmos têm bastante aderência e explicações bastante importantes sobre a sua utilização e sobre o correto preenchimento da declaração em si.

Se ao simular verificar que está em risco de ter de pagar, o melhor é analisar bem as suas finanças e ver em que situações ainda pode pedir fatura com contribuinte (avisamos já que é a única maneira de poder receber IRS ou de pagar menos).

PWC – Download

Os simuladores de IRS da PWC são preenchidos offline, assim sendo, se carregar no link indicado irá descarregar um modelo de excel que lhe vai permitir realizar as suas simulações de forma simples, com todas as instruções necessárias ao correto preenchimento de cada célula.

APFN

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, disponibiliza anualmente o seu simulador de IRS atualizado, para que todas as famílias (independentemente de serem ou não numerosas) possam começar a planear a sua entrega da declaração com calma e com tranquilidade.

Agora que já conhece os 3 melhores simuladores de IRS 2016, não hesite em utiliza-los para ter desde já noção de como estão as suas finanças para o próximo ano (sim, porque ainda há tempo para pedir faturas com NIF).