Crédito Despesas Médicas e Saúde 2020

Atualizado em Agosto de 2020

Se existe algo que nenhum de nós se encontra isento é da possibilidade de, de um dia para o outro termos algum problema de saúde.

Como é óbvio existem problemas que são facilmente resolvidos. Contudo, existem outros que necessitam de tratamentos (caros), internamento hospitalar ou qualquer outra questão para a qual não estamos, na maioria das vezes, preparados.

Até há bem pouco tempo, quando ocorria um problema de saúde que necessitava de tratamentos dispendiosos, a maior parte das pessoas recorria a um crédito pessoal simples.

Contudo, as taxas de juro eram muito elevadas e na maior parte das vezes acabavam por se ver a par com mensalidades extremamente elevadas.

Mas, hoje em dia, os bancos e entidades financeiras têm ao seu dispor um crédito para despesas médicas ou, crédito saúde.

Como sabemos que se trata de um financiamento relativamente recente, é normal que existam algumas dúvidas sobre o mesmo. Por isso, de seguida esclarecemos as principais.

Montante123
Prazo:123
Mostrar mais resultados

Tipos de Empréstimo

Perguntas frequentes sobre crédito para despesas médicas e saúde

Ninguém está isento de, de um dia para o outro precisar de cuidados de saúde. Assim, saber que existem opções de financiamento que lhe permitem cuidar da sua saúde sem colocar em risco a estabilidade financeira da sua saúde é muito importante.

Como sabemos que o crédito para despesas médicas é um produto financeiro recente, de seguida respondemos às questões mais comuns sobre este tema.

1 – Existem créditos específicos para problemas de saúde?

Sim. Com a evolução do mercado, os bancos e entidades financeiras têm agora uma tipologia de crédito específico para problemas de saúde.

Deste modo, em caso de alguma emergência é possível optar por um financiamento mais adequado às suas verdadeiras necessidades.

A par disso, os bancos na grande maioria das vezes não questionam qual é o problema ao certo, permitindo assim uma grande abrangência de atuação.

2 – Qual é o melhor crédito saúde?

Não podemos dar-lhe uma resposta imediata a esta questão. Isto porque, a escolha do melhor crédito para despesas médicas vai variar de acordo com vários pontos.

É preciso perceber qual o montante de financiamento, qual o prazo de pagamento, qual a finalidade, se tem ou não seguro de proteção ao crédito, qual é a estabilidade económica e laboral de quem pede o financiamento…

Enfim, aquele que é o melhor crédito para mim, poderá não ser de todo o melhor crédito para si. Por isso, é importante analisar e fazer diversas simulações e comparações para perceber qual a opção mais adequada às suas necessidades.

3 – Este tipo de crédito tem condições especiais?

Quando comparados a um crédito pessoal dito “normal” os créditos para despesas médicas têm efetivamente características e condições especiais. Embora as mesmas possam efetivamente variar de banco para banco, de forma simples, podemos enumerar as seguintes

  • Possibilidade de escolha entre uma taxa de juro fixa ou variável
  • Montantes de financiamento a partir de 1.000€ e com limite de 75.000€
  • Prazos de pagamento até 120 meses
  • Possibilidade de optar por um período de carência até 24 meses
  • Possibilidade de englobar no valor do crédito os encargos do financiamento
  • Possibilidade de subscrição de um seguro de proteção ao crédito

4 – Em que situações posso recorrer a este tipo de financiamento?

O crédito para despesas médicas pode ser utilizado em diversas situações em que ocorra uma emergência médica.

No entanto, as utilizações mais comuns são:

  • Pagamento de despesas médicas antes da liquidação do prémio do seguro
  • Pagamento de contas hospitalares
  • Pagamento de contas médicas que não sejam abrangidas pelo seguro

De forma resumida, o crédito saúde serve essencialmente para colmatar qualquer tipo de necessidade que tenha ao nível da sua saúde.

5 – Quanto tempo demora a aprovação de um crédito para despesas médicas?

Depende essencialmente do banco ou entidade financeira a quem foi solicitado o crédito para despesas médicas.

No entanto, por norma, o mesmo é aprovado em 48 horas, sendo que findo esse tempo o dinheiro irá ficar disponível na sua conta para proceder à sua utilização.

Agora que já sabe como funciona o crédito saúde e despesas médicas, utilize-o em caso de necessidade.

É, contudo, importante frisar que mesmo em situações de urgência deve fazer simulações e analisar os resultados obtidos. Lembre-se que fazer a escolha acertada será meio caminho andado para poupar na contratação de qualquer tipo de crédito.