mapa de responsabilidades

Mapa de Responsabilidades de Crédito: Saiba como interpretar o seu

Quem pretende solicitar um crédito, seja qual for a finalidade, sabe que terá de passar por uma análise minuciosa por parte do banco. Um dos documentos que é analisado (na maior parte das vezes) é o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Não é novidade para ninguém que as instituições tentam precaver-se de todas as formas contra a possibilidade de incumprimento dos clientes. E, para isso, verificam cuidadosamente o histórico financeiro de quem pede um empréstimo.

Neste sentido, aceder e saber interpretar corretamente o seu mapa de responsabilidade pode deixá-lo um passo à frente no processo de aprovação do crédito.

A seguir explicamos a importância deste documento e como analisá-lo de forma adequada.

Mapa de Responsabilidades: O que é e qual a sua importância

O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um documento emitido pelo Banco de Portugal através da CRC – Central de Responsabilidades de Crédito, um sistema de informação gerido pelo mesmo.

O mapa é individualizado e consiste numa base de dados que reúne informações sobre todos os créditos contratados. É importante frisar que o mesmo contém o historial de empréstimos que já teve e de créditos que estão em curso atualmente ou valores disponíveis (num cartão de crédito por exemplo) que podem vir a converter-se em dívidas.

Saiba que estas informações apenas se encontram disponíveis para aqueles que têm um crédito a partir de 50 euros, um cartão de crédito ou são fiadores.

Entre as diversas informações que estarão disponíveis no mapa da CRC, uma das mais relevante é saber interpretar o estado dos contratos de crédito.

Neste sentido, as classificações de estado poderão compreender:

  • Potencial – Significa que possui um crédito disponível, e que não está a utilizar no momento, como um cartão de crédito, por exemplo
  • Regular – Significa que está a cumprir com o pagamento atempado dos seus créditos
  • Vencido – Significa que está em incumprimento com pelo menos uma prestação
  • Renegociado – Significa que o valor que estava em incumprimentos foi renegociado com a entidade financeira
  • Abatido ao Ativo – Trata-se de uma situação em que já houve renegociação da dívida, porém o cliente não tem como liquidar o valor
  • Vencido em litígio judicial – Significa que o incumprimento está a ser resolvido em instâncias judiciais

Como isso pode ajudar? A seguir explicamos, e também referimos a importância do mapa.

Por que deve verificar regularmente o seu mapa de responsabilidades?

Aceder com regularidade e analisar o mapa vai permitir que consiga gerir de maneira mais assertiva o seu orçamento familiar. Já que é através do documento que poderá perceber qual o montante comprometido com obrigações de crédito.

Além disso, o mapa possibilita:

Identificar possíveis dívidas

Caso esteja em incumprimento poderá obter essa informação através do mapa de responsabilidades de crédito, e assim regularizar a situação para evitar um maior endividamento.

Calcular a taxa de esforço

No mapa poderá encontrar todas as datas e valores que faltam reembolsar. Assim pode calcular a taxa de esforço e perceber quanto pode comprometer do orçamento sem prejudicar as finanças.

Solicitar outros créditos

Conforme dito no início do artigo, o mapa é uma informação que será sempre analisada pelos bancos quando pedir algum produto financeiro. Se o consultar previamente, poderá saber o melhor momento para pedir um novo crédito.

Veja a seguir o passo a passo para obter o seu mapa de responsabilidades:

  1. Aceda ao site do Banco de Portugal
  2. Na barra superior, à esquerda, opte por “Particulares
  3. Escolha “Central de Responsabilidades de Crédito
  4. Deverá ler as condições de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e, se concordar, aceitá-las
  5. Após aceitar as condições, clique em “obter mapa
  6. Autentique-se com o seu cartão de cidadão ou com os seus dados do Portal das Finanças
  7. Abra (open) ou guarde (save) o ficheiro em formato PDF
  8. Para o visualizar, basta clicar para abrir o ficheiro

Pode aceder ao mapa de responsabilidades com informações de um período temporal de até 5 anos. Aceda o seu documento e fique a par de tudo o que acontece na sua vida financeira.