Entidades Financeiras onde pode pedir crédito

Entidades Financeiras onde pode pedir crédito

Longe vai o tempo em que apenas os bancos podiam conceder créditos aos consumidores. Hoje em dia, existem em Portugal diversas entidades financeiras que concedem diversos tipos de crédito, que vão desde o crédito pessoal ao crédito automóvel (pois são as tipologias de crédito que não necessitam de valores tão elevados).

As instituições financeiras em Portugal são segmentadas em dois grupos distintos: Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.

De uma forma geral, podemos dizer que as instituições financeiras são todas as entidades autorizadas a realizar todas as operações do domínio bancário, excetuando a receção de depósitos.

1 – Classificação das Instituições Financeiras em Portugal

Tal como referimos anteriormente, de acordo com o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF), as instituições financeiras podem ser divididas em dois grupos distintos: instituições de crédito e sociedades financeiras.

Vamos explicar-lhe de seguida, as principais diferenças entre ambas.

Instituições de Crédito (IC)

São todas as entidades cujo principal objetivo passa pela receção de depósitos ou de outros fundos reembolsáveis, que serão depois aplicados na concessão de empréstimos a particulares.

Podem ser também consideradas instituições de crédito, as empresas que tenham como principal atividade a emissão de meios de pagamento (como por exemplo a moeda eletrónica).

Podemos tomar como alguns exemplos de instituições de crédito os bancos, instituições financeiras de crédito, sociedades de investimento, sociedades de garantia mútua ou instituições de moeda eletrónica.

Sociedades Financeiras (SF)

A definição de sociedades financeiras em Portugal é bem mais abrangente e inclui todas as empresas que não se incluam no conceito de instituições de crédito e que tenham como atividade principal, uma das seguintes atividades:

  • Operações de crédito;
  • Emissão e gestão de meios de pagamento alternativos;
  • Participação nos mercados interbancários;
  • Serviços correlativos, emissão e colocação de valores mobiliários;
  • Prestação de serviços no âmbito da gestão de carteira de valores mobiliários;
  • Transação de instrumentos do mercado cambial e monetário, opções, taxas de juro, divisas, valores mobiliários, instrumentos financeiros a prazo, etc.

Podemos classificar como SF, as seguintes entidades: sociedades financeiras de corretagem, agências de câmbio, sociedades gestoras de património, sociedades gestoras de fundos de investimento, sociedades corretoras, sociedades de desenvolvimento regional, sociedades mediadoras dos mercados monetários.

2 – Listas das Principais Entidades Financeiras em Portugal

  • Cofidis – A Cofidis conta atualmente com cerca de 500 mil clientes só em Portugal, sendo uma das empresas de financiamento mais visíveis no mercado português. Esta adesão aos serviços de crédito é devida essencialmente á grande oferta de produtos e serviços direcionados para o mercado de crédito.
  • ExChange – Trata-se de uma empresa independente e que é especializada em financiamentos, comercializando diversos produtos e serviços do âmbito financeiro.
  • Unibanco – Além da gestão de cartões de crédito, o Unibanco comercializa diversos produtos de crédito, que são destinados tanto a particulares como a empresas.
  • Cetelem –  A Cetelem pertence ao grupo BNP Paribas, que é uma das empresas mais prestigiadas na Europa, no que concerne a concessão de empréstimos para particulares.
  • UCI – É uma instituição financeira especializada no crédito à habitação, tendo parcerias com diversas empresas do ramo imobiliário.
  • Oney –  A Oney pertence ao grupo Banque Accord e intervém em áreas como Crédito, Poupança, Seguros e Emissão de Cartões de Pagamento Internacionais.
  • Sofinloc – É uma empresa que integra o grupo Banco Finantia e é altamente especializada em operações.
  • GE Money – Encontra-se em Portugal há mais de 15 anos e conta com uma carteira com cerca 100 mil clientes. Esta instituição opera principalmente na concessão de empréstimos como o financiamento automóvel, crédito ao consumo e crédito consolidado.
  • Partners Finances – A “Partners Finances – Soluções de Investimento”, é hoje uma das principais instituições financeiras em Portugal.
  • CrediPoupa – É uma empresa do grupo PJesus Consultor Financeiro Unipessoal Lda., e é especializada na concessão de diversos os tipos de empréstimos.

Agora que já sabe quais são as instituições financeiras que operam em Portugal, não existe motivo para tentar solicitar um crédito (independentemente da tipologia) numa instituição não credenciada. Não se deixe enganar por falsas expetativas que podem ser providenciadas por empresas que não são credenciadas.

Se tiver alguma dúvida ou questão sobre este tema, não hesite em contar-nos pois teremos todo o gosto em esclarecer as suas questões com a maior brevidade possível.