Simuladores de seguro automóvel

Até mesmo quem não conduz, sabe que em Portugal o seguro automóvel é obrigatório. Além do valor base do seguro, o valor que se paga pelas coberturas associadas varia de empresa para empresa e devido a diversos fatores (que podem diminuir ou amentar o valor do mesmo).

Assim sendo, a utilização de simuladores de seguro automóvel é uma alternativa bastante viável para comparar os valores de diferentes seguros em diferentes seguradoras, de modo a verificar qual o que lhe oferece as melhores coberturas (tendo em conta as suas necessidades) ao melhor preço (pois no poupar é que está o ganho).

O valor do seguro automóvel pode ser bastante alto e representar uma “facada” no orçamento familiar, uma vez que o mesmo é obrigatório existem diversas seguradoras que praticam preços base bastante diversificados, sendo que o valor do seguro pode alterar de acordo com fatores associados ao próprio condutor.

1 – Diversos simuladores de seguro automóvel

Para que possa pagar menos de seguro, é importante que simule todas as possibilidades e que compare todos os prémios para que consiga então encontrar a opção mais vantajosa para si e para as suas necessidades (por exemplo um carro com mais de 10 anos provavelmente não lhe compensa um seguro contra todos os riscos, mas se comprar o carro com 0 km num stand, esta é capaz de ser a melhor opção).

De forma a ajudá-lo o Crédito Urgente X, realizou uma lista de simuladores de seguros das principais seguradoras, ara que possa fazer as suas simulações forma mais simples.

Groupama Seguros

Esta seguradora está em Portugal de 1920 e por isso conta já com um forte histórico no âmbito dos seguros (não só do ramo automóvel como no da saúde). Os preços praticados são bastante atrativos, por isso deve utilizar os seus simuladores de seguro automóvel para analisar o seu caso.

Zurich Portugal

A Zurich Portugal é uma das mais conceituadas segurados a nível nacional contando já com mais de 90 anos de experiência como seguradora.

MACIF Portugal

Esta seguradora encontra-se em Portugal desde 2009 e explora diversos tipos de seguros para empresas, particulares e instituições. Os valores são bastante competitivos, sendo esse o principal motivo pelo qual deve experimentar simular o seu seguro auto nesta companhia.

Europ Assistence Portugal

A Europ Assistence é uma seguradora francesa criada em 1963 e que se instaurou em Portugal desde 1993. Os valores praticados podem ser bastante atrativos se cumprir determinados pressupostos.

Ocidental Seguros

A Ocidental Seguros encontra-se em Portugal desde 1988 e integrou-se no grupo segurador Millenium BCP, estando por isso bastante solidificada em território nacional. É também uma opção bastante viável que deve utilizar quando os simuladores de seguro automóvel.

MAPFRE

A MAPFRE Seguros encontra-se desde 1986 em Portugal, sendo uma empresa espanhola criada em 1933 conta já com muitos anos no ramo dos seguros, atuando especialmente na área de habitação, saúde e automóvel.

Apresenta ótimos valores quando comparada aos seus concorrentes diretos, devendo por isso utilizar os simuladores de seguros automóvel para verificar qual seria o seu prémio de seguro.

Vitória Seguros

Estado em Portugal desde 1930 é uma das seguradoras mais antigas do nosso país, e os valores praticados encontram-se por norma dentro da média dos seus concorrentes.

Lusitânia Companhia de Seguros

A Lusitânia Seguros pertence ao grupo Montepio e foi fundada em 1986. É atualmente uma das poucas companhias de seguros portuguesa que ainda se encontra a operar no mercado nacional. É também importante utilizar os simuladores de seguro automóvel disponibilizado no site para fazer as suas simulações e análises.

Liberty Seguros

A Liberty Seguros está presente em Portugal desde 2003 no entanto a sua experiência na área de seguros tem mais de 100 anos. Esta seguradora é uma ótima opção para quem pretende um acompanhamento privilegiado.

Generali – Companhia de Seguros

Estando em Portugal desde 1942, é uma das seguradoras com maior renome a nível nacional, assim sendo poderá também realizar a sua simulação de seguro auto através da mesma.

Fidelidade

É talvez das seguradoras em Portugal que obtém uma maior notoriedade por parte dos consumidores em qualquer dos seus âmbitos de funcionamento.

Ageas Seguros

A Ageas Seguros deriva da antiga AXA Seguros, sendo por isso ainda uma seguradora com pouco renome em Portugal, assim sendo, deve utilizar os simuladores de seguro automóvel pois poderá conseguir um prémio anual um pouco mais baixo.

Tranquilidade

Embora com outro nome, a Tranquilidade opera em Portugal desde 1871 e desde 1935 que atua no ramo dos seguros de vida e automóvel. Assim sendo, é também uma seguradora de renome que pode utilizar.

Allianz

Presente em solo português desde 1999 vê as suas principais áreas de atuação nos ramos de seguros de vida e não vida, habitação e automóvel.

Seguros Logo

Integrada no Grupo Espírito Santo, a Seguros LOGO oferece uma vasta panóplia de serviços aos seus clientes, com ótimos preços (deve também utilizar os simuladores de seguro automóvel para comprar os preços dos prémios).

OK! Teleseguros

A OK teleseguros foi eleita em 2016 a escolha do consumidor no que concerne o ramo de seguros automóveis, assim sendo, esta é daquelas seguradoras onde deve utilizar os simuladores de seguro automóvel para ver qual o valor do prémio.

2 – Fatores que influenciam o valor do seguro

Antes mesmo de utilizar um dos vários simuladores de seguro automóvel que lhe apresentámos, deve ter em conta que o mesmo seguro pode ter um valor completamente diferente de pessoa para pessoa. Assim sendo, vamos deixa-lo com uma breve ideia de alguns fatores que podem influenciar o valor do seguro, para que ao realizar as suas simulações já tenha estas considerações em conta.

2.1 – Perfil do cliente

Ao adquirir um seguro para o seu carro, o seu perfil será estudado para verificar de acordo com as estatísticas qual a probabilidade de ter de ativar o seguro. Assim sendo alguns fatores que as seguradoras têm em conta nesta análise são:

  • Idade e sexo (as mulheres e as pessoas mais velhas costumam ver o valor do seu seguro baixar pois de acordo com avaliações eles são mais cautelosos a conduzir);
  • Se é ou não casado e tem filhos (pois por norma quem tem crianças é mais cauteloso do que uma pessoa solteira);
  • Tempo de habilitação (pessoas com carta á mais tempo tendem a envolver-se em menos acidentes do que pessoas que têm carta á pouco tempo);
  • Histórico do cliente (se já esteve envolvido em sinistros, acidentes, roubos…)

2.2 – Utilização e região de circulação

Além dos dados que são solicitados, outras questões que também lhe vão fazer passam por saber como o carro é utilizado.

  • Exposição – Neste caso querem saber se o carro fica estacionado na rua ou se tem garagem (pois o fato de ficar na rua influência a exposição de risco a acidentes ou assaltos);
  • Quem será o condutor – Se o mesmo carro é utilizado por uma pessoa mais velha e por uma pessoa ao nova (por exemplo pai e filho), o valor do mesmo pode ser influenciado negativamente por esse aspeto;
  • Região de circulação – Conduzir em grandes metrópoles é também uma desvantagem no valor do seguro, pois quem vive e circula em zonas de grande tráfego vê o seguro ser influenciado por isso (pois existem mais probabilidades de ter um acidente).

Estes são apenas alguns fatores que influenciam o valor de um seguro, por isso é que é tão importante recorrer aos simuladores de seguro automóvel, para que possa comparar de forma muito mais rápida os valores que lhe são apresentados por diversas seguradoras, podendo depois optar pelo mais económico e que se adapta às suas necessidades.

Agora que já sabe quais as principais seguradoras auto em Portugal, não tem motivo para não perder um bocadinho do seu tempo a fazer algumas simulações de forma a poder obter um prémio de seguro mais baixo (e que pode fazer uma grande diferença no seu orçamento familiar).